Andamos na neve com os novos Volvo XC60 e XC90 Plug-in Hybrid
A convite da Volvo, fomos até Bariloche (Argentina) — e, depois, 70 km rumo ao coração da Patagônia — para testar a motorização híbrida T8, já com a nova geração de baterias e com modificações na unidade a combustão. Marcando a chegada da linha 2023, o XC60 parte de R$ 399.950, enquanto o “irmão” maior XC90 começa nos R$ 509.950.
Além do teste em si, a oportunidade foi única, quando falamos de dirigibilidade . Afinal de contas, não é todo dia que podemos guiar na neve, não é mesmo?
Para início de conversa, a autonomia do motor elétrico é 73% maior que as antigas gerações da dupla Volvo XC60 e XC90 . Além disso, gera mais potência e menores emissões, com 65% a mais de eficiência. Isso se deve à adição de mais células de energia. O pacote de baterias foi de 11,6 kWh para 18,8 kWh.
Apesar de virem equipados com o mesmo motor 2.0, os dois SUVs abriram mão do compressor mecânico. De forma combinada, rende 462 cv e 71,5 kgfm, em ambos os modelos. Com isso, o XC60 agora acelera até 100 km/h em 4,8 segundos, tempo que sobe para 5,3 segundos no XC90 .
A resposta do acelerador ficou bem mais ágil e a evolução na sua aceleração é perceptível. De todo o modo, mesmo o gélido asfalto sob a temperatura ambiente de -6 ºC (que fazia no dia do test drive), não foi o suficiente para que sentíssemos perda de aderência. Sua tração nas quatro rodas consegue “tatear” muito bem em todos os cenários.
Pequeno deslize (literalmente falando)
Os pneus adequados para neve são análogos aos pneus de lama, dentro de cada uma de suas aplicações. Entretanto, quando o carro está equipado com os pneus convencionais (como era o caso de todos os Volvo no evento), a neve perdoa muito menos do que o barro.
Ela é muito mais escorregadia, imprevisível e acentua demais qualquer mínimo desvio ou inclinação do piso. Tanto o carro quanto o motorista acabam sofrendo mais para manter o contato com o solo e o carro dentro da trajetória.
Com a ajuda da boa rigidez torcional, tanto o XC60 quanto o XC90 se mostram muito equilibrados, mesmo ao pisar fundo no acelerador e ao “carregar” mais velocidade nas curvas, ignorando todo o peso e o porte de SUV.
Quando falamos do XC60 Polestar , seus freios com pinças de seis pistões e discos perfurados são um verdadeiro primor. Esse conjunto de freios poderia suprir carros ainda mais fortes.
No interior, as mudanças estão restritas ao novo cluster totalmente digital e à central multimídia atualizada. Contam apenas com sistema Android Auto, mas foi totalmente otimizado para funcionar com o sistema operacional do Google.
Dessa forma, o motorista poderá utilizar todas as funcionalidades de conectividade, como Google Maps , Play e Assistant. Será possível até ligar as luzes de casa de forma remota, se o usuário contar com uma unidade do Google Nest.
Ainda entre os equipamentos inéditos disponíveis em todas as versões, ambos os SUVs passam a ter câmera 360°, head-up display , carregador por indução e filtro de ar renovado.
O funcionamento da multimídia poderia ser mais intuitivo. Quando se está em movimento, acaba sendo mais complicado de identificar e acessar o comando desejado, pela forma como as funções são dispostas na interface. De todo modo, tem um visual limpo, combina com os tons do interior, tem um excelente toque e um processador rápido.
A ergonomia também é boa. Tenta expor o mínimo possível de comandos no console, o que reforça um visual minimalista . Outro ponto interessante é que, pelo volante, há possibilidade de configurar o cluster ao gosto do condutor, bem como regular o modo de condução semi-autônomo — que guia o carro pelas faixas, tem capacidade de reconhecer placas e outros carros na via.
Tanto o Volvo XC60 quando o XC90 da linha 2023 já podem ser encomendados nas concessionárias da marca sueca no Brasil. Veja abaixo como ficaram os preços.
XC60
Inscription Expression – R$ 399.950
Inscription – R$ 429.950
R-Design – R$ 439.950
T8 Polestar – R$ 466.950
XC90
Inscription Expression – R$ 509.950
Inscription – R$ 553.950
R-Design – R$ 563.950