Audi A3 2022: já demos uma volta nas versões importadas
A nova geração do Audi A3 chega ao Brasil em duas configurações de carroceria (Sedan e Sportback), nas versões S Line Limited (R$ 229.990) e Performance Black (R$ 264.990).
Segundo o time de desenvolvimento da fabricante, cerca de 90% dos componentes metálicos do novo Audi A3 são novos em relação à geração antecessora. Ou seja, de fato, trata-se de um carro completamente renovado, e os clientes já podem adquiri-los.
Agora que a marca alemã já deixou de fabricar Audi A3 na fábrica em São José dos Pinhais (PR), o Audi A3 passa a ser trazido da Alemanha. As novas gerações tanto deo sedã quanto do hatch têm por objetivo entregar a mesma personalidade dos esportivos da linha S e RS .
Impressões ao dirigir
Guiamos as novidades em um trajeto total de 140 km (destes, parte de cidade, mas majoritariamente de estrada). É notória a evolução da ergonomia e da qualidade dos sistemas de conectividade.
Interessante quando falamos de apelo ao dirigir, é o novo cluster , que muda de configuração conforme o modo de condução selecionado. No modo mais esportivo Dynamic, o layout é praticamente o mesmo da linha RS, com preços que superam o dobro da tabela da versão de topo do A3 .
O acabamento e a montagem dos componentes também evolui em relação ao modelo anterior. O interior fica mais ergonômico, refinado e bem mais moderno ante a geração anterior (que apesar de também ter um visual interno bonito, já estava relativamente defasada).
Outra grande evoluão também foi notada no comportamento da suspensão , que passa a ser bem mais refinada. Seja em solavancos, mudanças mais rápidas de inclinação e curvas mais velozes, a comunicação da direção com o asfalto ficou mais direta, bem como a capacidade de aderência do carro e o conforto para os ocupantes.
Vale destacar que encaramos forte mudança de clima ao longo do trajeto, chegando a uma chuva torrencial, com pontos de aquaplanagem na pista. Mesmo assim a estabilidade se alterou muito pouco entre condições de piso seco, parcialmente molhado e totalmente encharcado.
O que mais está por trás do novo A3?
Gerold Pillekamp, de Gerenciamento de Produto da Audi no Brasil, concedeu ao iG Carros uma entrevista para contar mais a fundo as mudanças da nova geração. Além disso, destaca o que os projetistas tinham em mente na hora de focar os seus esforços para deixar o carro mais competitivo ante os rivais. Ouça a seguir!
Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros.
A carroceria do sedã cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido, mas a distância entre eixos permanece inalterada.
A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.
O novo Audi A3 Sedan chega com design esportivo, com ampla grade frontal, bem como entradas e saídas de ar (não funcionais) na dianteira e na traseira, respectivamente. Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Novo capô e novas linhas nas laterais complementam o novo visual exterior.
Leia Também
No interior, passa a ter com novas saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha. Seu acionamento agora é eletrônico e abandona o botão de trava mecânica, que antes precisava ser acionado para realizar a troca.
Mais detalhes sobre o novo Audi A3
Além disso, o carro vem com um tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, de série. O cluster digital Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas — também de série — complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo.
A versão de topo Performance Black chega com o motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega 190 cv e 32 kgfm. Por meio do câmbio S Tronic, de dupla embreagem, e sete marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e chega aos 241 km/h (Sportback) e 248 km/h (Sedan).
Já a versão 1.4 S Line Limited vem com o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25 kgfm. Com sua transmissão automática tiptronic de oito marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e chega aos 219 km/h (Sportback) e 227 km/h (Sedan).
O Audi drive select também é de série em todas as versões e permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: comfort, dynamic, efficiency, auto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva. O sistema de suspensão traseira agora é independente em todas as versões, algo que favorece tanto o conforto quanto a dinâmica.
Além dos itens de série já citados, os modelos chegam com volante em couro com hastes atrás do volante para troca sequenciais do câmbio e base aplanada, kit exterior S line, rodas de 18 polegadas, faróis Full LED, seis airbags, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática.
Os opcionais da versão S line Limited 1.4 são pintura metálica, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e os faróis Full LED Matrix.
A versão Performance Black 2.0 agrega, além de todos os equipamentos de série, os opcionais do modelo 1.4, bem como bancos dianteiros esportivos eletricamente ajustáveis, acabamento do console central em alumínio, teto solar elétrico panorâmico, sistema de som Audi com 10 alto falantes e roda de 18 polegadas, com design exclusivo.
Entre os itens de série da versão Performance Black há som Bang&Olufsen 3D, pacote de luzes ambiente customizáveis e pacote S line interior, formado por pedais de alumínio e revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante, além da inscrição S line nos bancos esportivos e volante.
Dentre as cores exteriores disponíveis para o novo Audi A3 , estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.
Preços:
Audi A3 S Line Limited Sportback/Sedan (R$ 229.990)
Audi A3 Performance Black Sportback/Sedan (R$ 264.990)