Search
Close this search box.

Audi testa filtro de partículas em E-Tron

Compartilhe

Audi E-tron é o primeiro modelo elétrico da fabricante alemã
Divulgação

Audi E-tron é o primeiro modelo elétrico da fabricante alemã

A maior vantagem ecológica dos carros elétricos é ser livre de emissão de poluentes, agora, a Audi se juntou com a Mann e a Hummel para desenvolver um filtro de partículas para o elétrico E-Tron.

Apesar de não emitir poluentes para mover o veículo, a produção das baterias, a logística de transporte, além da produção e utilização de freios e pneus também gera muitos poluentes durante a vida útil de um carro elétrico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou uma queda significante no limite de partículas emitidas por veículos neste ano, mas as fabricantes automotivas temem não conseguir atingir as metas estipuladas.

Neste sentido, a Audi trabalha em um filtro para compensar o que os veículos não conseguem deixar de emitir.

Esquema da Audi explicando o posicionamento do novo filtro nos modelos E-tron
Divulgação/Audi

Esquema da Audi explicando o posicionamento do novo filtro nos modelos E-tron

O novo filtro é instalado na frente do radiador, visando causar o menor impacto possível no projeto do veículo , e segundo testes, a Audi conclui que também não afeta a refrigeração do veículo , nem mesmo em dias quentes.

Durante a condução, o filtro limpa o ar que passa por ele, enquanto as ventoinhas do radiador permitem que o ar seja puxado quando o E-Tron está estacionado.

A Audi afirma que já realizou mais completou mais 50 mil km (30 mil milhas) de testes de resistência com o dispositivo.

Em cidades com alto nível de poluição como Stuttgart, a fabricante diz que o modelo foi capaz de filtrar o suficiente para neutralizar seu impacto no ambiente , e que em regiões com o ar mais poluído, a capacidade pode ser ainda maior.

“Estamos fazendo hoje o que pode se tornar um requerimento legal no futuro” declarou Fabian Groh, diretor de projetos em desenvolvimento.

Esses filtros só precisariam ser substituídos durante a manutenção recomendada do veículo, e a produção do sistema conta com 60% de materiais reciclados.

Fonte: IG CARROS

Compartilhe!

PUBLICIDADE