Search
Close this search box.

BMW revela novo veículo de competição, que poderá ir para Le Mans

Compartilhe

BMW revela novo veículo de competição, que poderá ir para Le Mans


source
BMW M Hybrid V8 contará com motor elétrico auxiliar de 67 cv como parte do conjunto mecânico
Divulgação

BMW M Hybrid V8 contará com motor elétrico auxiliar de 67 cv como parte do conjunto mecânico

A junção do regulamento entre a IMSA e o ACO, os representantes dos campeonatos de Endurance dos Estados Unidos e das 24 horas de Le Mans, respectivamente, atraíram diversas montadoras para as categorias máximas das provas de longa duração.

O BMW M Hybrid V8 será o representante da marca para competir no campeonato norte-americano de Endurance, e será concorrente de Acura , Audi , Porsche e Cadillac , que passarão a competir no próximo ano. 

“A tarefa mais desafiadora para a equipe de design do programa LMDh é criar um protótipo que seja claramente reconhecido como um carro da divisão M Motorsport da BMW, e acredito que fizemos um bom trabalho neste sentido.” Declarou Franciscus van Meel, CEO da divisão M da BMW.

Esse reconhecimento fica visível na dianteira do veículo, onde os desenhistas conseguiram moldar duas grandes entradas de ar remetendo o tradicional duplo-rim dos modelos BMW . Os retrovisores também receberam um detalhe de “gancho” tradicional nos modelo M.

A pintura de lançamento é uma celebração aos 50 anos da divisão M da BMW , e segundo a marca, é possível enxergar referências à modelos clássicos de competição da BMW na América do Norte como a 3.0 CSL , M1/C , 320i Turbo , E36 GTS-2 , e as mais recentes Z4 GTLM e M8 GTE .

Esse visual deve ser utilizado apenas em testes, para que os eventuais concorrentes não descubram recursos aerodinâmicos do M Hybrid V8 . Apesar de ter sido fabricado para o IMSA WeatherTech SportsCar Championship, é possível que o carro dispute as 24 horas de Le Mans no futuro, graças à união dos regulamentos.

O chassis do M Hybrid V8 será construído pela italiana Dallara, e será equipado como sugere o nome, com um motor V8, derivado do campeonato de turismo alemão, o DTM.

O motor batizado de P66 era aspirado e foi usado entre 2012 e 2018, sendo capaz de produzir até 500 cv de potência. Agora, ele recebe injeção direta de combustível e dois turbocompressores e não teve a potência divulgada.

Segundo o regulamento, o veículo deve produzir até 697 cv, já contando com a potência do sistema híbrido , que não pode passar dos 67 cv.

Apesar de ser elegível para competir nas 24 horas de Le Mans, os planos da BMW estão restritos à América do Norte no momento, mas a possibilidade está aberta.

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE