Search
Close this search box.

Comitê Nacional do GNV nasce para combater fraudes no setor

Compartilhe

Comitê Nacional do GNV nasce para combater fraudes no setor


source
Gás Natural Veicular se torna opção mais em conta em tempos de alta na gasolina e no etanol
Divulgação

Gás Natural Veicular se torna opção mais em conta em tempos de alta na gasolina e no etanol

O GNV (Gás Natural Veicular) voltou a entrar em evidência após a alta nos preços da gasolina e do etanol. Para aumentar a competitividade do setor, combater fraudes e melhorar a divulgação sobre o combustível, a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) anuncia a criação do Comitê Nacional do GNV .

De acordo com a ABiogás, o GNV depende de muitas empresas de pequeno e médio porte. No Comitê Nacional do GNV , elas serão representadas por associações, incluindo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).

O Comitê Nacional do GNV terá o objetivo de defender pautas que sejam comuns a todas as empresas envolvidas na indústria. “No dia a dia, a negociação comercial é de cada um. Mas dentro do comitê, vamos avaliar o que é comum a todos”, diz Gabriel Kropsch, vice-presidente da ABiogás

Segundo o Comitê Nacional do GNV , todos os acidentes que ocorrem com veículos a gás são ocasionados por conversões feitas por empresas ilegais . Um dos objetivos será a identificação dos infratores para impedir mais irregularidades.

Adaptação

Atente-se à taxa de compressão do motor do seu carro antes de fazer a conversão
Divulgação

Atente-se à taxa de compressão do motor do seu carro antes de fazer a conversão

Apesar da economia de combustível, os modelos a gasolina não entregam bom desempenho quando convertidos para o GNV . Isso se deve à baixa taxa de compressão, que costuma melhorar em modelos flex ou movidos a etanol.

Você viu?

Para uma boa combustão do GNV, será necessária taxa de compressão de pelo menos 13:1. Carros movidos apenas a gasolina contam com taxa de compressão entre 8:1 e 10:1, sendo insuficientes para uma boa combustão. 

Em grosso modo, veículos flex ou movidos a álcool precisam de mais energia para mudar o combustível do estado líquido para o gasoso. Dessa forma, quando convertidos para o GNV, a temperatura média de trabalho é superior. Portanto, os modelos flex ou a etanol, teoricamente, funcionam melhor que os a gasolina se forem convertidos para GNV.

Custo-benefício

Carros com GNV podem ser até 50% mais econômicos que modelos flex ou movidos a gasolina
Divulgação

Carros com GNV podem ser até 50% mais econômicos que modelos flex ou movidos a gasolina

De acordo com um estudo feito pela Comgás, donos de veículos com instalação de GNV chegam a economizar, em média, 50% do valor que um outro condutor gastaria em um modelo flex, por exemplo. A porcentagem pode variar conforme a região do País, mas fica evidente que a instalação do kit de gás natural veicular é um recurso interessante para quem quer economizar.

A lei diz que todos os veículos com kit gás instalado devem passar por uma vistoria anual, ainda que muitos proprietários não dêem a atenção necessária para a segurança. É necessário procurar uma oficina que seja tanto aprovada no Inmetro quanto registrada pelo Denatran.

Para a vistoria, o proprietário deve apresentar a autorização prévia do Detran (comprovando que seu veículo estava apto a receber a instalação), atestado de qualidade do instalador e nota fiscal de instalação e componentes. Vale lembrar que ao transitar com o carro portando a documentação do  GNV com validade vencida, o proprietário poderá ter o licenciamento anual do seu carro negado pelo Detran.

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE