Quem não está disposto a arcar com os altos preços dos valores dos carros novos e seminovos, pode recorrer aos leilões. Eles podem ser uma opção para aquisição de modelos em perfeito estado. Em muitos casos, apenas a necessidade de pequenos reparos são necessários.
A Copart, especialista em leilões extrajudiciais de veículos, listou 5 dicas em um guia rápido, para que os clientes se preparem e possam aproveitar todas as ofertas dos leilões de carro. Confira.
1. Leia o edital do leilão
No documento, estão informações sobre o funcionamento, datas, prazos e especificações dos modelos presentes naquele lote. Além disso, é possível conferir as regras gerais do leilão.
O edital funciona como o “contrato de compra e venda” e, por isso, deve ser consultado pelo consumidor. Por isso, leia atentamente a todas as informações.
2. Pesquise os carros disponíveis no leilão
Alguns sites contam com a opção ‘Alerta de Veículos’, no qual o cliente é notificado por e-mail sobre o veículo favoritado for listado nas próximas datas de leilões.
Para isso, basta cadastrar-se no site da empresa e informar a documentação necessária, como CNH, CPF e RG. Podem participar do certame pessoas físicas (maiores de idade) ou jurídicas.
3. Avalie as melhores opções de compra
Após escolher o veículo favorito online, é importante verificar o valor de mercado e comparar com as expectativas para o leilão, que sempre terá um valor estabelecido para o lance mínimo. Ou seja, o valor mínimo pelo qual poderá ser arrematado. Isso permitirá avaliar o tamanho da oportunidade para ter certeza de que se trata do melhor negócio possível.
4. Crie uma estratégia para os lances
O cliente pode acompanhar os lances por meio do site da empresa em qualquer região do país, independentemente da localidade na qual os veículos estejam alocados. As salas para que os interessados possam dar os lances ficam disponíveis 30 minutos antes do início de cada sessão.
Uma dica para familiarização é assistir a alguns leilões antes de participar do leilão. Para participar de uma sessão é necessário se cadastrar no site oficial (Link) e habilitar o acesso ao lote escolhido.
5. Dica bônus: Conheça os termos importantes do pregão
No leilão são utilizados jargões próprios. Basta conhecer os principais com antecedência para haver confusão no entendimento. Entre as principais, estão:
‘Lance manual’: que é a oferta realizada manualmente pelo cliente;
‘Incremento mínimo’: valor mínimo de acréscimo do lance para arrematar um bem durante o pregão do modelo escolhido;
‘Limite de lance’: feito pela plataforma online, cobre o lance atual de forma automática com o incremento mínimo até chegar ao limite estabelecido pelo consumidor. Atingido o preço-limite, novos lances não serão mais realizados, evitando gastos com valores mais altos que o planejado pelo interessado.
Fonte: IG CARROS