Duster colombiano ganha motor turbo que estreia no Captur nacional
A Renault iniciou na Colômbia a montagem do Duster reestilizado. Apesar do visual praticamente idêntico ao do SUV produzido em São José dos Pinhais (SP) desde o ano passado, o carro montado no país vizinho pela empresa Sofasa se diferencia pelo novo motor 1.3 turbo de quatro cilindros.
Embora a configuração escolhida para o carro colombiano não tenha sido divulgada, opropulsor sobrealimentado existe em variações de 130 e 150 cv no Dacia Duster europeu. Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, o bloco já está disponível no Brasil em modelos como os Classe A e os GLA e GLB. Por aqui, a marca francesa optou por manter no SUV o 1.6 SCe aspirado de 118/120 cv lançado em 2017, ainda na 1ª geração, reservando o 1.3 turbo para o Captur reestilizado, que estreia ainda este ano.
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Apesar de ser o principal mercado de exportação para os carros brasileiros, os argentinos terão em suas concessionárias o Duster 1.3 turbo colombiano no lugar do Duster 1.6 aspirado feito na fábrica paranaense. De acordo com o site local Argentina Autoblog , isso se explica pelo fato de que boa parte da produção da Sofasa ser destinada ao mercado externo, além da existência do acordo de livre comércio de automóveis e peças entre o Mercosul e a Colômbia.
O Duster é produzido na Colômbia desde 2012. Mas a 1ª geração do SUV feito por lá nunca ganhou as melhorias do carro brasileiro, preservando até o final da produção o antigo motor 1.6 K4M e o 2.0 FR4. Sempre combinados ao câmbio manual. Nesta nova geração, o SUV compacto da Renault ganhou carroceria e interior completamente novos, mas mantendo a plataforma do carro original.
Novo Renault Captur
Sem passar por uma renovação tão profunda quanto a do Duster , o Renault Captur irá ganhar junto do motor 1.3 turbo alguns retoques visuais vindos do Kaptur russo, como a grade com novos elementos cromados e faróis modificados, além de um novo volante e sistema multimídia atualizado. Outra mudança será a incorporação de uma direção com ajuste de altura e profundidade e assistência elétrica no lugar da atual eletro-hidráulica.