Falta de microchips faz Volkswagen interromper produção no México
A Volkswagen anunciou novos cortes de produção em sua linha de montagem em Puebla (México) por conta da falta de microchips semicondutores em toda a indústria mundial. Os dois modelos afetados são importados para o Brasil: o SUV médio Tiguan e o sedã médio Jetta .
A produção do Tiguan será interrompida entre os dias 6 e 16 de maio, enquanto o Jetta terá sua fabricação paralisada entre os dias 3 e 19 de maio, segundo a Volkswagen . Não há previsão de interromper a montagem dos modelos Golf e Taos , que também são feitos em Puebla.
Um automóvel pode ter entre 200 e 400 microchips semicondutores, dependendo de sua categoria. Um estudo americano aponta que a falta de microchips semicondutores impactou na venda de 1,3 milhão de veículos no mundo apenas no primeiro trimestre de 2021. O desabastecimento global deste componente tão importante foi tema de um episódio do iG Carros Podcast :
No último dia 23 de março, o incêndio em uma fábrica no Japão que atendia 30% da demanda global de microchips fez as operações serem interrompidas. Da mesma forma, a indústria de eletrônicos estocou o componente por conta da alta nas vendas de consoles de videogames, notebooks e televisores durante a quarentena.