Gargalo na indústria faz locadoras prolongarem uso da frota atual

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Gargalo na indústria faz locadoras prolongarem uso da frota atual


source
Dificuldades na indústria causadas pela pandemia de Covid-19 impedem renovação de frota
Divulgação

Dificuldades na indústria causadas pela pandemia de Covid-19 impedem renovação de frota

A falta de componentes na indústria automotiva brasileira não afeta apenas concessionárias. Locadoras e serviços de car sharing também estão tendo dificuldades para substituir os modelos de suas frotas, e executivos do setor já trabalham com a possibilidade de prolongar o uso de veículos que já estão rodando.

Segundo a Solution4Fleet, empresa de soluções para locadoras e companhias de mobilidade, um veículo pode durar entre 5 e 18 meses na frota em condições normais. Com o gargalo de produção nas fábricas, locadoras e outras empresas do ramo prolongaram a substituição dos carros para um período entre 17 e 24 meses. 

“As locadoras buscam alternativas, como estender a idade média das frotas, mudar a oferta de modelos de veículos a fim de conseguirem viabilizar a substituição de parte da frota – mesmo que não sejam os modelos mais desejados pelo público – ou até mesmo realizar a aquisição de outra locadora que possua uma frota mais nova.”, diz André Ricardo Vieira, CEO da Solution4Fleet.

Em serviços de car sharing como o Turbi, o tempo para a substituição de veículos da frota é de dois anos. Segundo Diego Lira, CEO e cofundador da Turbi, os modelos do serviço têm idade média de oito meses, portanto, não serão impactados pelo gargalo da indústria em um primeiro momento. 

Você viu?

Novo modelo de negócio

Como ficam as locadoras e empresas de car sharing com a entrada de fabricantes no setor de carros por assinatura?
Divulgação

Como ficam as locadoras e empresas de car sharing com a entrada de fabricantes no setor de carros por assinatura?

Locadoras e serviços de car sharing ganharam fortes concorrentes nos últimos meses: as próprias fabricantes de automóveis, em serviços de carro por assinatura . Praticamente todas as grandes montadoras, com poucas exceções, disponibilizam veículos por períodos entre 12 e 24 meses com assistência técnica, seguro e revisões incluídas no serviço.

No entendimento da Solution4Fleet, a entrada de montadoras no ramo reforça o conceito da locação. “Dessa forma, pessoas que nunca pensaram na locação começam a considerar essa possibilidade”, avalia André Ricardo. “Mas considero que as locadoras têm um DNA de serviço. Elas já nasceram formatadas para atender este público, o que faz com que elas se destaquem nesta categoria perante as montadoras.”

Já a Turbi não vê serviços de carros por assinatura como rivais diretos. “São propostas bastante diferentes. No car sharing, a proposta é viabilizar o uso do carro com pagamento por tempo de uso, sem a necessidade de aquisição ou posse exclusiva do veículo. Entre os carros por assinatura, o cliente paga uma mensalidade para uso integral, terceirizando apenas a parte burocrática”, diz Diego Lira. 

“Acreditamos que as montadoras estão atentas ao cenário do mercado de busca pelo uso de veículos em contraponto à posse. Em pesquisa realizada em abril, identificamos que 74% das pessoas veem hoje carros como serviço, e não como um bem. Desta forma, as montadoras estão se adequando à demanda dos clientes”, avalia o executivo. 

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes