Search
Close this search box.

GM, Fiat, Honda e Renault são afetadas pela falta de insumos para produção

Compartilhe

GM, Fiat, Honda e Renault são afetadas pela falta de insumos para produção


source
Risco da paralisação já havia sido sinalizado pela Anfavea em dezembro de 2020
Divulgação

Risco da paralisação já havia sido sinalizado pela Anfavea em dezembro de 2020

A falta de insumos causada pela pandemia do novo coronavírus forçou que General Motors , Fiat , Honda e Renault paralisassem suas produções de veículos no Brasil por períodos que variam entre cinco dias e dois meses. Montadoras discutem alternativas com sindicatos.

O risco da paralisação já havia sido sinalizado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em dezembro de 2020. Segundo o presidente do órgão, Luiz Carlos Moraes, problemas no abastecimento de insumos como aço, borracha, materiais plásticos e pneus causam desequilíbrio na indústria. Desde novembro do ano passado, o setor sofre pequenas paradas na cadeia de suprimentos.

Entre as alternativas para mitigar o desabastecimento, a General Motors declarou lay-off de dois meses nas fábricas de São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). O complexo de São Caetano do Sul (SP) continua operando normalmente, com funcionários administrativos em home office.

A falta de insumos eletrônicos também fez a Honda suspender suas atividades em Sumaré (SP), onde são feitos motores de seus modelos nacionais. A fábrica de Itirapina (SP), onde os veículos são montados e distribuídos à rede de concessionárias, continua operando normalmente.

A Fiat deu férias de dez dias para cerca de 10% dos funcionários da fábrica de Betim (MG) por conta da falta de aço, materiais plásticos, pneus e componentes eletrônicos, segundo a CNN Brasil. A medida ainda não afetou sua fábrica com a Jeep em Goiana (PE), tampouco a unidade de Porto Real (RJ) onde são feitos os modelos de Peugeot e Citroën . Juntas, as fabricantes formam o Grupo Stellantis .

Conforme apurado pela reportagem do site Automotive Business, a Renault teve pequeno impacto com o desabastecimento de insumos no mercado, mas não descarta paralisações ao longo de 2021. A montadora francesa tem fábrica em São José dos Pinhais (PR). 

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE