Jeep Willys renasce como conceito baseado no Wrangler atual
Mantendo a tradição dos últimos anos de criar conceitos para o Easter Jeep Safari , o evento anual que reúne fãs da marca no deserto de Moab, no estado americano do Utah, a marca de utilitários da Stellantis revelou quatro conceitos baseados na geração atual do 4×4 Wrangler e da picape Gladiator.
Um desses modelos é o Jeepster Beach. Nascido originalmente como um Jeepster Commando 1968 — uma versão de luxo do Jeep Willys da época —, o 4×4 passou por um processo de restauração conhecido como restomod, onde a carroceria original é combinada a um interior e conjunto mecânico atuais.
Neste caso, o chassi original foi substituído pelo utilizado no Wrangler Rubicon . O que exigiu algumas modificações na carroceria do Jeep. Sob o capô, o Jeepster Beach traz o motor 2.0 turbo de quatro cilindros do Wrangler, porém com mudanças na calibração para desenvolver 345 cv.
Você viu?
Outro destaque é o Jeep Magneto , um Wrangler movido por um conjunto motriz 100% elétrico de 289 cv. Mesma marca do motor V6 a gasolina usado no carro de série. O objetivo do fabricante foi fazer um veículo movido a bateria que reproduza o comportamento de um automóvel a combustão. Por esse motivo, além de reproduzir a potência e torque do seis cilindros, o Jeep manteve a caixa de câmbio manual de seis marchas. O conceito está equipado com quatro baterias com potência combinada de 70 kWh.
Jeep para aventureiros
A Jeep revelou ainda outros modelos “pé no chão”, com mais chances de se tornarem carros de produção. Um deles é o Red Bare , baseado na picape Gladiator. Voltado para enfrentar os obstáculos do Moab, traz novas rodas e pneus, suspensão reforçada e diferenciais Dana 44 com relação 4.88. O interior também foi personalizado, com destaque para as estampas em xadrez vermelho. O motor é o 3.0 V6 turbodiesel de 264 cv que equipa o Gladiator de produção.
Já o quarto desses conceitos é o Jeep Wrangler Orange Peelz. No conceito, as duas portas foram substituídas por peças sem colunas, enquanto as janelas laterais e traseiras também foram retiradas. O para-brisa usa vidro do tipo Gorilla Glass. Na mecânica, o motor 3.6 V6 de 289 cv foi mantido, mas combinado a modificações como a suspensão preparada com amortecedores Fox.