Search
Close this search box.

Mercedes roda 1200 km com apenas uma carga em conceito elétrico

Compartilhe

Mercedes roda 1200 km com apenas uma carga em conceito elétrico


source
Guiado por Campeão da Fórmula E, Vision EQXX deu 11 voltas em Silverstone
Divulgação

Guiado por Campeão da Fórmula E, Vision EQXX deu 11 voltas em Silverstone

Enquanto no Brasil a eletrificação da frota ainda é lenta, e passa principalmente por modelos híbridos, as fabricantes na Europa buscam ir mais além e desenvolver tecnologias 100% elétricas.

Com este objetivo, a Mercedes-Benz desenvolve o conceito Vision EQXX , que além de servir como uma demonstração de como a fabricante imagina o futuro, é um laboratório de testes de tecnologia elétrica.

Em abril, o Vision EQXX viajou da Alemanha até o sul da França com apenas uma carga. Rodou 1008 km (626 milhas) e ainda possuía 15% de carga nas baterias.

Dessa vez, a Mercedes levou seu conceito de Stuttgart na Alemanha até Silverstone, na Inglaterra, passando por Untertürkheim, Reims e Calais e Brackley, antes de finalizar a viagem no tradicional circuito inglês. Ao todo, foram 1,202 km (747 milhas) em 14 horas e 30 minutos.

Ao chegar no circuito, Nyck de Vries, campeão da Formula E pela Mercedes, deu 11 voltas com o carro antes das baterias acabarem completamente.

Conjunto de baterias do EQXX foi utilizado ao máximo
Divulgação

Conjunto de baterias do EQXX foi utilizado ao máximo

O Vision EQXX foi projetado pensando em eficiência energética, e esse cuidado é notado principalmente na aerodinâmica do veículo e no sistema de motores, transmissão e baterias, sempre focado na melhor utilização da energia elétrica .

O foco na eficiência e os números de autonomia conquistados são ainda mais impactantes considerando o sistema de baterias do EQXX, que segundo a Mercedes é abaixo dos 100 kWh.

Para efeito de comparação, o Mercedes EQC tem baterias de 80 kWh e uma autonomia de 450 km, enquanto o EQS, carro-chefe elétrico da marca, percorre até 540 km com baterias de 107.8 kWh.

Após as voltas no circuito, o Vision EQXX foi levado até Brixworth, na sede de motores de alto rendimento da Mercedes-AMG, onde passou a noite sendo recarregado, até ser exposto ao público no Festival da Velocidade de Goodwood .

A velocidade média da viagem foi de 83 km/h com a máxima de 140 km/h, e segundo a Mercedes-Benz enfrentaram trânsito pesado em Stuttgart e no sul da Inglaterra.

O Vision EQXX é o Mercedes mais eficiente já construído e irá a continuar testando novas tecnologias para serem aplicados em futuros veículos de produção.

Apesar de ainda ser um carro conceito e caso seja produzido pode ter alterações que prejudiquem a aerodinâmica, a velocidade com que a autonomia dos carros se tornam maiores, pode acelerar ainda mais a adoção à mobilidade elétrica .

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE