Mini Countryman 2021 aposta na eletrificação; veja as impressões
Poucos carros trazem sorrisos ao rosto com tanta facilidade quanto os carismáticos compactos da fabricante britânica Mini. Neste novo capítulo de sua história, a marca comandada pelo Grupo BMW pretende alçar voo em um segmento que só cresce em todo o mundo: os SUVs híbridos.
Não à toa, o Mini Countryman 2021 acaba de chegar da Holanda com duas versões eletrificadas que devem corresponder a 70% de seu volume de vendas no Brasil. Estamos falando dos modelos All4 Exclusive (R$ 234.990) e All4 Top (R$ 264.990), que são complementadas pelas versões apenas a gasolina S (R$ 199.990) e John Cooper Works (R$ 299.990).
As lanternas traseiras do Countryman receberam o arranjo “Union Jack”, que representa a bandeira do Reino Unido. A grade do radiador também foi redesenhada, ficando mais alinhada com os últimos lançamentos da marca.
O modelo tem 4,29 metros de comprimento e 2,67 de entre-eixos, com porta-malas de 450 litros. Por conta das baterias, o compartimento de carga dos modelos híbridos é menor, com 405 litros de capacidade. Apesar de “Mini”, o modelo tem proporções semelhantes ao BMW X1 , seu irmão de plataforma. Evidentemente, os ângulos de entrada e saída do Mini Countryman são menores na comparação com o SUV alemão, revelando que seu lugar é no asfalto.
O mesmo design que encanta pelo lado de fora se repete no habitáculo do Mini Countryman , onde o modelo conta com cluster digital acoplado ao volante multifuncional e botões inspirados em aviões. Infelizmente, a central multimídia de 8,8 polegadas não tem compatibilidade com Android Auto – logo, o usuário precisa ter um iPhone para realizar o pareamento e replicar informações de Waze, Spotify e WhatsApp.
A qualidade do acabamento chama atenção, com materiais emborrachados espalhados por toda a cabine. Os bancos de couro Alcantara na tonalidade Marrom Conhaque são de ótimo gosto
Para nosso primeiro contato com o novo Countryman, a Mini ofereceu a versão All4 Top, com motor 1.5 que funciona em conjunto com um propulsor elétrico. A potência combinada é de 224 cv, com torque na faixa de 37 kgfm. O câmbio automático de seis marchas distribui sua força nas quatro rodas.
É no volante que se percebe que o tal “go-kart feeling” que a Mini utiliza na divulgação de seus produtos não é apenas um jargão de marketing. O Countryman é diferente de qualquer outro SUV premium convencional.
Para começar, a posição de dirigir está mais para um “hatchzão” do que SUV. O volante é pequeno e tem boa empunhadura, enquanto os bancos abraçam bem as costas do motorista. Próximo ao pára-brisa dianteiro, o Countryman projeta a velocidade pelo head-up display para garantir olhos atentos na estrada.
Se o motorista está rodando em baixa velocidade em circuito urbano, o Countryman híbrido dá preferência pelo modo 100% elétrico. Segundo a fabricante, o modelo pode percorrer até 57 km sem gastar uma só gota de gasolina. O Inmetro divulga que o SUV britânico pode marcar até 22,3 km/l na cidade e 23,6 km/l na estrada.
Basta pisar no acelerador para “acordar” o motor 1.5, que também tem funcionamento suave e linear. O bom isolamento acústico é outro destaque, uma vez que a versão All4 Top também conta com sistema de som premium da Harman Kardon, com 12 alto-falantes.
O motorista ainda poderá escolher um dos três modos de condução da versão híbrida. O primeiro, Max eDrive, utiliza propulsão 100% elétrica. O “Auto eDrive” pode mesclar motorização a combustão e elétrica de acordo com a necessidade. Já o modo “Battery” serve para recompor a carga da bateria, aproveitando acelerações e frenagens.
A Mini divulga que o Countryman híbrido leva cerca de quatro horas plugado em uma tomada doméstica de 220 V e oito horas na tomada de 110 V para retomar 100% de sua carga. Vale lembrar que a tomada precisa ser aterrada. No wallbox, unidade específica para recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in, este tempo é reduzido para duas horas.
O novo Mini Countryman All4 Top pode não ser o SUV híbrido mais acessível do mercado, mas sem dúvidas é um dos mais legais. Pelo preço, seu principal rival no Brasil será o Lexus UX , que parte de R$ 233.990 na versão Dynamic e pode chegar a R$ 295.990 na versão F-Sport .
Ficha técnica:
Motor: 1.5, três cilindros, turbo, gasolina
Potência: 136 cv a 4.400 rpm + 88 cv (elétrico)= 224 cv ao todo
Torque: 22,4 kgfm a 1.250 rpm + 16,8 kgfm (elétrico) = 39,3 kgfm ao todo
Transmissão: Câmbio automático, seis marchas, tração integral
Suspensão:Independente (dianteira) e multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 225/45 R19
Dimensões: 4,30 m (comprimento) / 1,82 m (largura) / 1,56 m (altura), 2,67 m (entre-eixos)
Tanque : 36 litros
Porta-malas: 405 litros
0 a 100 km/h: 6,8 segundos
Vel. Max: 198 km/h