Na estrada com o BMW IX xDrive50i. Veja as primeiras impressões
Não é à toa que os SUVs dominam o mercado e, além disso, os carros elétricos já são uma realidade maior do que nunca. De acordo com a Anfavea, os elétricos chegaram a 1.291 emplacamentos no primeiro trimestre de 2022.
Em uma semana, a primeira leva do BMW iX (R$ 650.950), que é SUV e elétrico, já havia se esgotado na fase de pré-venda. Entretanto, agora que o carro já está efetivamente disponível ao público, pudemos testá-lo. Na ocasião, fomos da capital paulista até Riviera de São Lourenço, litoral paulista, em um trajeto de 230 km (ida e volta).
O novo BMW é concebido a partir de uma plataforma feita especificamente para carros elétricos , com estrutura que prioriza o aumento de rigidez e redução de peso. O SUV elétrico mescla o uso de alumínio e fibra de carbono em sua fabricação. Enquanto isso, o design se destaca pelo coeficiente aerodinâmico (cx 0,25).
Tudo isso foi responsável por muito silêncio, conforto e estabilidade na cabine. É tão sutil na estrada que, se você perder a atenção no velocímetro, é fácil de ultrapassar os limites da velocidade sem nem se dar conta.
O conjunto de baterias do BMW iX fica posicionado no assoalho. Conta com 111,5 kWh na versão xDrive50. Com base no ciclo WLTP, entrega autonomia de 630 km . Isso faz o modelo se posicionar entre os carros elétricos com a maior autonomia do mercado brasileiro.
Quanto a este assunto, é interessante que chegamos no destino final ainda com a autonomia na casa dos 500 km. Isso porque, ao descer a serra, o SUV não parou de regenerar a energia.
Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX tem tração integral xDrive de série. Os motores elétricos entregam 523 cv e 78 kgfm. Com isso, acelera como esportivo. Até 100 km/h, arranca em 4,6 segundos. E a velocidade final é limitada em 200 km/h, para que as baterias não trabalhem com tanta sobrecarga.
O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX tem controle eletrônico e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras, de acordo com a necessidade.
Forçamos um pouco o SUV de quase 5 metros de comprimento e 2 m de largura nas curvas. Apesar de transmitir a sensação de peso ao volante, permanece sempre bem equilibrado.
No interior do carro, vemos uma das disposições que mais se aproximam de um modelo conceitual. O console é minimalista , mas traz acabamento e materiais de primeira linha. Entre eles, cristais para o comando dos bancos e para o controle da multimídia. Outro grande barato está na função de massagem para o banco do motorista.
Os enormes clusters (painel de 12,3” e central multimídia de 14,9”) são integrados e flutuantes, O enorme teto solar , que vai até os bancos traseiros, conta com uma função que, ao toque de um botão, muda o vidro do estado translúcido para opaco, com seu filtro UV.
Além disso, conta com ar-condicionado digital de 4 zonas, sistema de som premium com 30 alto-falantes e 1.615W, assistente Pessoal Inteligente BMW, reconhecimento de voz, sistema Shy Tech para controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou mesmo pelos botões.
O BMW iX vem equipado ainda com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e um conjunto de cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos para monitorar os arredores do veículo.
Com boa autonomia e desempenho de tirar o fôlego, o BMW iX se mostrou um dos mais bem acertados SUVs elétricos que apareceram até agora. Pena que o preço é para poucos. Vamos ver como alguns rivais se comportam no dia a dia, entre os quais, o Mercedes-Benz EQC . O Volvo XC40 P8 AWD (R$ 394.162) nos transmitiu uma boa impressão.
FICHA TÉCNICA BMW IX50
Preço: R$ 794.950
Motores: dois elétricos, assíncronos, 272 cv, 35,9 kgfm (diant.) 340 cv, 40,8 kgfm (tras.)
Baterias: íons de lítio, 105,2 kWh (líquidos); 0-100% a 11 kWh, 11h
Câmbio: automático 1 m., tração 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.) múltiplos braços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 235/60 R20
Dimensões: compr., 495,3 cm; larg., 196,7 cm; alt., 169,5 cm; entre-eixos, 300 cm; peso, 2.585 kg; porta-malas, 500 l; autonomia, 630 km