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Novo Hyundai HB20 mudou o suficiente para superar o Chevrolet Onix?

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Hyundai HB20 e Chevrolet Onix: ambos têm visual moderno com luzes diurnas de LED e linhas arrojadas
Carlos Guimarães/iG

Hyundai HB20 e Chevrolet Onix: ambos têm visual moderno com luzes diurnas de LED e linhas arrojadas

O novo Hyundai HB20 não evoluiu apenas na questão da aparência na comparação com a versão anterior. No duelo com seu principal rival, o Chevrolet Onix, o modelo da marca coreana mostrou que está mais seguro de dirigir não apenas por causa das melhorias no comportamento dinâmico, mas pela inclusão de novos dispositivos eletrônicos.

Se por um lado a Hyundai tem méritos pela boa evolução do HB20 da linha 2023, de outro cometeu alguns deslizes difíceis de entender, como a retirada do ponteiro do contagiros do cluster e do reposicionamento dos piscas e da luz de ré traseiros para o para-choque, deixando-os em posição mais baixa que o ideal, o que prejudica a visibilidade por parte de outros motoristas e, consequentemente, atrapalha a segurança.

De qualquer forma, temos que admitir que o Hyundai HB20 mudou o bastante para superar por pouco o principal rival nessa briga, diante de um dos modelos mais prejudicados pela falta de componentes da indústria automotiva, o Chevrolet Onix . Comparamos as versões mais bem equipadas de ambos, como você confere a seguir.

Por conta de itens mais sofisticados, como os alertas de tráfego cruzado e de posição, além da assistência que chega a mover o volante para manter o carro dentro da faixa de rodagem, o HB20 Platinum Plus (R$ 114.390) acabou ficando mais caro que o Onix Premier (R$ 107.820).

Agora é possível ter no hatch compacto da marca coreana itens que eram encontrados apenas em carros de categoria superior. Durante a avaliação mais detalhada do novo Hyundai , ficou claro que algumas das novidades são mesmo úteis no dia a dia.

Saindo de uma vaga com pouco ângulo de visão, o alerta de colisão de tráfego cruzado ajudou a evitar um acidente ao frear o carro automaticamente. Em contrapartida, pelo menos na unidade avaliada, o sistema start-stop , que desliga o motor com o modelo parado, tornando a ligá-lo ao tirar o pé do freio, não funcionou a contento, o que deixaria o HB20 ainda mais econômico em trechos de trânsito congestionado.

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Mesmo assim, quando o assunto é economia de combustível, o Hyundai HB20 consegue gastar um pouco menos que o já bem econômico Onix Premier , tomando como base os dados do Inmetro. Os dois contam com motores 1.0, de três cilindros, sobrealimentados, mas apenas o modelo da marca coreana tem injeção direta de combustível, o que ajuda na economia, embora exija combustível de boa qualidade e tenha uma manutenção mais cara. Na cidade, com etanol, o HB20 pode fazer 9 km/l, ante 8,4 km/l do GM.

Indo para estrada, ainda com o combustível vegetal, o hatch compacto da Hyundai faz 10,3 km/l, quase o mesmo do Onix (10,4 km/l). Com gasolina, o HB20 leva vantagem na cidade (12,7 km/l ante 11,9 km/l), mas o GM dá o troco na estrada (15,1 km/l versus 14 km/l).

O que é estranho no interior do novo HB20 é a retirada do ponteiro do contagiros, agora apenas com números
Divulgação

O que é estranho no interior do novo HB20 é a retirada do ponteiro do contagiros, agora apenas com números

Porém, como o tanque do modelo da marca coreana é um pouco maior (50 litros, ante 44 litros do rival), a autonomia fica estendida tanto em trechos urbanos tanto rodoviários, chegando a 700 km no HB20, com gasolina, na estrada, ainda levando em conta os dados do Inmetro.

Quando o assunto é desempenho ambos ficam bem próximos, mas apenas o HB2O pode ter hastes no volante para uma tocada mais esportiva. Só lamento novamente terem tirado o ponteiro do contagiros, substituído apenas por números, algo do qual espero que a Hyundai tenha de arrependido e volte atrás em breve.

Há uma dose um pouco maior de força no HB20 em um regime de rotação mais baixo (17,5 kgfm a 1.500 rpm, ante 16,3 kgfm a 2.000 rpm). Mas embora o Hyundai também tenha uma relação peso/potência ligeiramente mais favorável que do GM (9,3 kg/cv ante 9,6 kg/cv), o Onix acelera de 0 a 100 km/h praticamente meio segundo antes (10,1 s contra 10,7s), mesmo com as mudanças no mapeamento do módulo do câmbio do HB20, que tem seis marchas, assim o do Onix .

Independente do resultado do comparativo é bom ficar claro que estamos diante dos dois melhores hatches compactos disponíveis hoje no Brasil. Andam bem, gastam pouco e têm o ronco instigante dos motores de três cilindros turbinados.

Entretanto, só o HB20 pode ter faróis e lanternas de neblina e retrovisores rebatíveis eletricamente. Por outro lado, a luz do alerta de ponto cego do Onix é a mais bem posicionada, na parte interna do espelho. Além disso, mesmo tenha ficado um pouco atrás no quesito equipamentos, a central multimídia do GM ainda é a melhor do segmento.

Houve um esforço da Hyundai, com o sistema Blue Link , que oferece uma série de recusos, entre os quais o controle de diversas funções do carro remotamente, por meio de aplicativo, bem como o rasteamento e até o bloqueio do veículo em casos de roubo ou furto, mas a GM já oferecia esses serviços anteriormente e continua com acesso à internet nativo com roteador, algo que o HB20 ainda não oferece.

O espaço interno de ambos se equivalem, com 2,55 metros de entre-eixos do GM e 2,53 m do HB20, que tem praticamente a mesma altura e larguda do Onix. A principal diferença entre os dois fica por conta do porta-malas um pouco maior do Hyundai (300 litros contra 275 litros do Chevrolet). E o acabamento discretamente mais cuidadoso do GM,o que pode ser notado por detalhes como revestimento dos bancos, desenho do painel e pelo volante com base achatada.

Conclusão

O pareo entre as versões mais equipadas das linhas 2023 de  Chevrolet Onix e Hyundai HB20 é duro. Mas o hatch compacto da marca coreana teve evoluções consideráveis e acabou superando por pouco o rival da GM, pelo menos por enquanto, até a chegada da nova geração do modelo da marca norte-americana, o que deverá acontecer na linha 2024, que será lançada no segundo semestre do ano que vem.

Ficha técnica

Chevrolet Onix Premier

Preço: a partir de R$ 107,820

Motor: 1.0, três cilindros, flex, turbo

Potência: 116 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 16,8 kgfm (E) / 16,3 kgfm (G) a 2.000 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus: 195/55 R16

Dimensões: 4,16 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,48 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 44 litros

Porta-malas: 275 litros

Consumo gasolina: 11,9 km/l (cidade) / 15,1 km/l (estrada), com  e 8,4 cidade e 10,4 km/l na estrada, com etanol

0 a 100 km/h: 10,1 segundos

Velocidade máxima: 187 km/h

Hyundai HB20 1.0 Platinum Plus

Preço a partir de R$ 114.390

Motor: 1.0, três cilindros, turbo

Potência: 120 cv (E) / 120 cv (G) a 6.000 rpm

Torque: 17,5 kgfm (E) / 17,5 kgfm (G) a 1.500 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 185/60 R15

Dimensões: 4,02 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 300 litros

Consumo etanol: 9 km/l (cidade) / 10,3 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 12,7 km/l (cidade) / 14 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 10,7 segundos

Velocidade máxima: 190 km/h

Fonte: IG CARROS

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