QQ se tornará marca própria de veículos elétricos da Chery
Documentos obtidos pela imprensa chinesa revelam que a Chery transformará o nome QQ em uma divisão separada da montadora, voltada para produção de veículos subcompactos elétricos.
Ainda segundo a imprensa local, a nova marca fará veículos urbanos compactos. São eles os city cars, veículos de entrega, veículos autônomos, híbridos plug-ins, elétricos, e também baterias.
Os documentos também adiantam quatro modelos: eQ1, eQ5, Wujie Pro e Wujie Max, que provavelmente estarão disponíveis quando o lançamento da marca acontecer, em Junho. Os eQ1 e eQ5 já são fabricados pela Chery, e provavelmente passarão a ser exclusivos da nova marca, enquanto os modelo Wujie, serão inéditos.
O nome QQ já havia se tornado uma “família” no mercado chinês, com o sedan QQ6 sendo lançado em 2006 e o QQme em 2009. Ano passado a Chery reutilizou o nome “QQ” para batizar o pequeno veículo de dois lugares QQ Ice cream, ainda não se sabe se o QQ Ice cream irá para o line-up da QQ.
O nome QQ ficou conhecido no Brasil quando a montadora trouxe, em 2011 o QQ chinês. O veículo era conhecido pelo visual similar ao do Daewoo Matiz e tinha como objetivo ser o carro mais barato a venda no país. Entretanto, não obteve desempenho satisfatório e saiu de linha em 2019.