Scania 111 Picape: um projeto diferenciado

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Scania 111 Picape: um projeto diferenciado


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Scania 111 Picape: riqueza de detalhes e bom gosto estão entre os itens que mais chamam atenção
Renato Bellote
Scania 111 Picape: riqueza de detalhes e bom gosto estão entre os itens que mais chamam atenção

Os caminhões são uma das bases do transporte brasileiro e, sem dúvida, os responsáveis pelo escoamento de grande parte das riquezas nacionais. Dessa forma o universo dos veículos pesados também tem seus próprios clássicos em modelos que se tornaram imortais com o passar dos anos. 

O Scania 111 é um deles. Lançado em 1976 logo provou sua confiabilidade, durabilidade e também o fato de ser apto para o trabalho pesado . O desenho da cabine  rendeu um apelido que se tornou uma maneira carinhosa de se referir a ele: o jacaré.

Rodando pelas estradas de norte a sul não é difícil ver um deles ainda no trabalho diário. Os caminhões , um pouco diferente dos carros, acabam tendo uma vida útil maior, especialmente após passarem por retificas e reformas ao longo dos anos. É uma característica própria dos pesados, especialmente aqui no Brasil.

Mas alguns desses exemplares também têm uma aposentadoria cheia de estilo. É o caso desse exemplar que passou pelas mãos do pessoal da Apogeu Motors, em Itu. O projeto modificou toda a parte traseira do cavalo mecânico , que agora desfila pelas ruas  e estradas, bem longe do trabalho pesado.

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Na matéria, mostramos em detalhes as modificações que foram feitas. Um dos destaques e a caçamba com piso de madeira e toda a estrutura de lata. As caixas de roda também formam um conjunto interessante. Além disso destaque para as rodas cromadas e a suspensão a ar.

Rodando o jacaré monopoliza todos os olhares pela estrada. Sob o capô, o motor permanece original com 6 cilindros em linha, 11 litros, turbo e 296 cv , mais do que suficientes para passeios tranquilos de final de semana. Afinal, agora ele também não carrega mais peso.

Algumas modificações ainda serão feitas, entre elas a troca do câmbio de 10 marchas, com cinco normais e cinco reduzidas, por uma transmissão convencional. Isso tornará a dirigibilidade mais confortável e também vai se adequar à proposta atual. Em breve  trarei mais projetos diferentes com veículos pesados

Fonte: IG CARROS

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