Stellantis e LG se juntam para produzir baterias de lítio no Canadá
A Stellantis N.V . e a LG Energy Solution (LGES) anunciaram recentemente a assinatura de acordos vinculativos e definitivos para estabelecer a primeira unidade doméstica de fabricação de baterias de veículos elétricos em larga escala no Canadá.
A joint venture produzirá células e módulos de bateria de íon de lítio de ponta para atender a uma parte significativa dos requisitos de produção de veículos da Stellantis na América do Norte.
Serão $ 5 bilhões de dólares canadenses (US$ 4,1 bilhões) que incluirão uma nova fábrica de baterias localizada em Windsor, Ontário, Canadá e estão programadas para começar ainda este ano, com o início de produção planejado para o primeiro trimestre de 2024.
A usina pretende ter uma capacidade de produção anual superior a 45 gigawatts-hora (GWh) e criará cerca de 2.500 novos empregos em Windsor e arredores. Cada um dos níveis Municipal, Provincial e Federal do governo canadense concordou em apoiar totalmente a operação da joint venture.
Leia Também
Leia Também
Com a unidade de baterias localizada em Windsor, Ontário, sede do maior cluster automotivo do Canadá, Stellantis e LGES esperam que a fábrica sirva como um catalisador para o estabelecimento de uma forte cadeia de fornecimento de baterias na região.
O Canadá está comprometido em estabelecer um amplo ecossistema local para a produção de baterias, aproveitando, entre outras coisas, sua liderança na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis.