Toyota Corolla Cross já é visto circulando quase sem camuflagem
Previsto para chegar ao mercado em março, o Toyota Corolla Cross já é visto com leves disfarces nas estradas brasileiras. Fotos que estão rodando as redes sociais mostram uma unidade de testes do modelo circulando no Rodoanel Mario Covas, na Grande São Paulo.
Apesar das coberturas na dianteira e traseira, o Toyota Corolla Cross com placas de São Bernardo do Campo (SP) — onde até o ano passado estavam sediadas as áreas administrativas da fabricante japonesa no Brasil — já é um exemplar na sua configuração final, que terá a mesma cara do carro oferecido na Tailândia desde o ano passado.
Feito sobre a mesma base do sedã Corolla, o Cross tem 4,460 m de comprimento, 1,825 m de largura e entre-eixos de 2,640 m. Medidas que posicionam o SUV da marca japonesa pouco acima de um Jeep Compass mas abaixo do Toyota RAV4 , o SUV médio “de verdade” da marca japonesa e que aqui no Brasil é oferecido apenas com motorização híbrida.
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E por falar em híbrido, o SUV irá receber as mesmas opções de motorização do sedã: o 1.8 híbrido flex com potência combinada de 122 cv e o 2.0 Dynamic Force de 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com ciclo Atkinson para redução de consumo. Ambos com transmissão automática CVT.
Mas diferente do Corolla , que é produzido em Indaiatuba (SP), o Corolla Cross será feito na fábrica de Sorocaba (SP), onde atualmente são produzidos também os modelos Yaris e Etios.
Concorrentes
O Cross irá disputar clientes na faixa inicial dos SUVs médios, que hoje é dominada pelo Jeep Compass . Modelo que fechou 2020 como um dos utilitários esportivos mais vendidos no Brasil, com mais de 52 mil unidades comercializadas. Para este ano, a marca da Stellantis planeja uma reestilização do carro produzido em Goiana (PE).
Outro potencial forte concorrente para o Toyota Corolla Cross será o Volkswagen Taos . O SUV médio feito na Argentina sobre a plataforma modular MQB terá motor 1.4 turbo, de 150 cv e chega ao Brasil no segundo trimestre, também com a missão de ocupar a faixa de mercado abaixo do Tiguan All Space, de sete lugares, já que o de cinco deverá deixar de ser oferecido .