Search
Close this search box.

Toyota Yaris Sedan 2023 está mais equipado, mas será que ainda brilha?

Compartilhe

Toyota Yaris Sedan 2023 está mais equipado, mas será que ainda brilha?


source
Toyota Yaris XLS Sedan: principal mudança estética fica por conta da frente de estilo mais arrojado
Carlos Guimarães/ iG Carros

Toyota Yaris XLS Sedan: principal mudança estética fica por conta da frente de estilo mais arrojado

Na “era pré-SUVs”, os sedãs sempre entregaram um bom equilíbrio entre conforto, espaço e ergonomia. Desde que o Corolla chegou ao Brasil, em 1992, a Toyota se estabeleceu em um patamar de referência no mercado. Assim, a confiabilidade se tornou destaque como nunca antes.

O Yaris também surgiu nos anos 90, oferecendo a mesma filosofia do “irmão” maior. Entretanto, no Brasil, foi lançado apenas em 2018. Apesar de ainda não ter ganho uma nova geração, como está a linha 2023 do sedã? Aqui, avaliamos a versão de topo XLS para descobrir.

O compacto da Toyota ganhou novos para-choques, grade e conjunto óptico que contam agora com DRL de LED. Além disso, o farol de neblina também passa a ser de LED. As rodas de aro 15 também são novas e contam com dois tons.

O já conhecido motor 1.5 flex Dual VVT-i recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes, sem alterações nos números de potência e consumo . Desenvolve 110 cv  e 14,9 kgfm (abastecido com etanol), e 105 cv  e 14,3 kgfm (gasolina).

Segundo o Inmetro, o sedã faz 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, com etanol. Na gasolina, os números sobem para 13 km/l e 14,5 km/l. Associado a este motor 1.5, temos um câmbio CVT , que simula 7 marchas. Pela primeira vez, passam a vir com dois modos de condução (Eco e Sport), além de opções de trocas atrás do volante.

Na questão da segurança, além de como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), o Yaris Sedan sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina).

Ainda há o sistema de pré-colisão, que ajuda nas frenagens, emitindo um alerta sonoro e visual, além de fornecer uma carga extra no pedal do freio. Como se não bastasse, também traz alerta de evasão de faixa , que avisa por meio de um bip sonoro quando o veículo sai da faixa de rolagem sem dar seta para um dos lados.

Acerta mais do que erra

Interior quase não mudou na linha 2023, o que inclui a central multimídia que precisa evoluir
Divulgação

Interior quase não mudou na linha 2023, o que inclui a central multimídia que precisa evoluir

Pouco mudou na parte de conectividade. Conta com tela de 7 polegadas, sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay e duas novas entradas USB na parte traseira. Quanto à comodidade, sentimos falta de uma multiplexagem que destrave as portas ao desligar a ignição. Depois de desligar o carro, é preciso lembrar de fazer isso manualmente.

O Toyota Yaris roda com conforto e precisão. Entretanto, deixa um pouco a desejar com relação ao casamento entre distância da direção e dos pedais, o que prejudica a posição de dirigir . Poderia ter recurso de acerto de profundidade do volante, mas isso não é oferecido.

Apesar do câmbio CVT, o Toyota é capaz de adaptar o estilo de condução com facilidade. Se quiser agilidade para a cidade, encontramos. Se quiser priorizar a economia de combustível, basta manter o “pé leve” que, automaticamente, vemos acender a luz “eco” no painel.

O espaço para os ocupantes no Yaris também é bom. Atrás, não há nem o túnel central, o que permite boa acomodação para os pés, bem como também ajuda a preservar o espaço para as pernas dos ocupantes das janelas. Algo que deixou a desejar, entretanto, foi o espaço para a cabeça.

Conclusão

O Yaris teve a dura missão de suceder o Etios , depois de pouco mais de três anos coexistindo com o “irmão” menor. Além disso, por se aproximar mais da categoria do Corolla que o finado modelo, o mercado acaba criando expectativas mais altas também.

O que fica dos testes é que, o  Yaris segue cumprindo a sua tarefa. É um carro com boa calibração e ergonomia, tem desempenho satisfatório e números de consumo plausíveis. O isolamento acústico não deixa a desejar, tampouco as perspectivas de depreciação futura — quando se analisa o histórico da perda do valor do modelo, desde 2018.

Além disso, as atualizações também caíram bem. Entretanto, depois de poder testar também seus rivais (como é o meu caso), é difícil afirmar que sua vida será fácil como antes. As outras fabricantes já oferecem fortes rivais com uma modernidade — em todos os aspectos — que só estaria à altura de um novo Yaris, ou até mesmo de um sucessor. O Yaris há de lutar.

Ficha técnica

Toyota Yaris Sedan XLS

Preço: R$ 117.590

Motor:  1.5, quatro cilindros, flex

Potência:  110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm

Torque:  14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Automático, CVT, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus:  185/60 R15

Dimensões: 4,43 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 473 litros 

Consumo: 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, com etanol. Na gasolina, os números sobem para 13 km/l e 14,5 km/l.

0 a 100 km/h: 12 segundos

Velocidade máxima:  186 km/h

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE