Search
Close this search box.

Veículos com placas final 5 e 6 devem ser licenciados em setembro

Compartilhe


Licenciamento 2022: tabela de licenciamento leva em consideração os finais de placa dos veículos
Divulgação

Licenciamento 2022: tabela de licenciamento leva em consideração os finais de placa dos veículos

A partir de 1º de setembro, veículos com placas final 5 e 6, e caminhões placas terminadas em 1 e 2 precisam fazer o licenciamento anual obrigatório cujo procedimento pode ser feito de maneira digital, por meio do sistema bancário, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

Após o pagamento da taxa de licenciamento e eventuais débitos no sistema bancário, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) estará disponível para download e impressão, que deverá ser realizada em folha A4 branca.

Para isso, basta acessar o portal do Detran.SP , Poupatempo , no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal ou ainda no portal de serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).

Caminhões com finais de placa 1 e 2 também devem efetuar o procedimento que é 100% digital
Divulgação

Caminhões com finais de placa 1 e 2 também devem efetuar o procedimento que é 100% digital

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar – via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas – os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA , possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

Neste ano, a taxa para licenciar o veículo é de R$ 144,86, independentemente do vencimento. Assim como no ano passado, não há cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022, segundo decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) .

Quem não licenciar o veículo estará cometendo uma infração gravíssima  (sete pontos na carteira) podendo ter a remoção do veículo ao pátio e ainda pagar uma multa de R$ 293,47, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: IG CARROS

Compartilhe!

PUBLICIDADE