Veja 5 modelos clássicos dos anos 80 para comprar em 2021
Os anos 80 foram turbulentos para o Brasil. Após 21 anos no comando dos militares – entre 1964 e 1985 – o país passava pelo processo de redemocratização. Em 1988, o congresso nacional aprovou a Constituição Brasileira, que serve de parâmetro normativo até hoje.
No futebol, o Flamengo era o time dominante, levando três títulos brasileiros, um título continental e um título mundial. A seleção brasileira agonizou com o fracasso em duas Copas do Mundo – em 1982 e 1986 – ainda que o elenco seja lembrado como um dos melhores da história da “amarelinha”.
Apesar da proibição das importações de automóveis – decisão que seria revogada apenas na década seguinte -, os anos 1980 são lembrados com carinho pelos entusiastas. Em clima de nostalgia, a reportagem do iG Carros separou 5 modelos clássicos deste período que você pode comprar em 2021. Acompanhe a lista.
1 – VW Passat GTS Pointer 1.8 – entre R$ 75 mil e R$ 90 mil
Se você foi jovem durante os anos 1980, este com certeza era o seu objeto de desejo. Muitos entusiastas defendem que o Volkswagen Passat GTS Pointer foi o carro nacional mais bonito da história. E nós da redação do iG Carros assinamos embaixo! Por sorte, o clássico continua disponível no mercado de usados, por valores que alternam entre R$ 75 mil e R$ 90 mil.
O modelo esportivo contava com motor 1.8 a álcool de 99 cv de potência a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque a 3.600 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Segundo a fabricante, o Passat GTS Pointer pode acelerar de 0 a 100 km/h na faixa dos 10 segundos – nada mal para um carro de 1988.
Pode ter certeza de que o VW Passat GTS Pointer ainda tem luxo, pompa e garbo para fazer pescoços virarem no trânsito. Considerando a constante valorização dos clássicos da VW, sua compra pode ser um bom investimento.
2 – Ford Escort XR3 1.8 1989 – entre R$ 30 mil e R$ 40 mil
O Escort XR3 se beneficiou da aliança entre Ford e Volkswagen para ter sua mecânica atualizada no final dos anos 80. O hatch perdeu o antiquado motor CHT lançado no Corcel e ganhou o novo 1.8 da família AP, muito mais moderno e potente.
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Dessa forma, o modelo era capaz de desenvolver 99 cv de potência e 16 kgfm de torque, sempre com etanol. O câmbio era manual de cinco velocidades, proporcionando aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. O charmoso hatch compacto da Ford era um dos poucos de sua época com teto-solar.
3 – Chevrolet D20 Custom De Luxe 4.0 1989 – entre R$ 60 mil e R$ 65 mil
Ter uma picape média de cabine dupla era o desejo de muitas famílias da antiga classe média dos anos 80. No fim da década, a Chevrolet lançou a D20 Custom De Luxe , versão que veio para substituir a antiga Andaluz. Unidades em bom estado de conservação podem ser encontradas no mercado de carros clássicos a partir de R$ 60 mil.
A D20 Custom tinha motor 4.0 diesel capaz de desenvolver 92 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Por pesar mais de duas toneladas, o modelo precisava de longos 23,9 segundos para atingir 100 km/h. Mas a D20 continua sendo uma picape média lendária, abrindo espaço para a Chevrolet S10.
4 – Dodge Le Baron 5.2 V8 1980 – a partir de R$ 45 mil
Eis um verdadeiro titã esquecido no mercado de seminovos. Descontinuado ainda no início dos anos 80, muitas pessoas não se lembram do imponente Dodge Le Baron , que era vendido originalmente pela Chrysler. Infelizmente, não há unidades suficientes com anúncios na internet para determinar uma média de preço. O mais barato sai por R$ 45 mil, enquanto a unidade mais cara fica na faixa de R$ 79 mil nos classificados online.
O motor 5.2 V8 do Le Baron era capaz de desenvolver impressionantes 201 cv de potência e 41,5 kgfm de torque. O câmbio era automático de três velocidades, com relações bem longas. Essa verdadeira viatura de marajá precisava de 15 segundos para atingir 100 km/h e pode armazenar 385 litros no porta-malas.
5 – Fiat Uno 1.5 R 1988 – a partir de R$ 25 mil
Os anos 80 não foram tão emblemáticos para a Fiat , que teria seu melhor momento entre os esportivos nacionais apenas na década seguinte. Observando o sucesso do Gol GTI, a marca decidiu lançar uma versão esportiva do Uno , que pode ser encontrada a partir de R$ 25 mil nos classificados online.
Apesar do rosto de esportivo, o Uno 1.5 R era capaz de desenvolver apenas 85 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. De acordo com a fabricante, o modelo precisava de 11 segundos para atingir 100 km/h, ficando bem atrás do Gol GTI, que poderia atingir a mesma velocidade na faixa dos 8 segundos.