Volkswagen apresenta os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil
A Volkswagen apresenta os modelos totalmente elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil. Os veículos fazem parte da nova estratégia ‘Way to Zero’, que inclui a descarbonização da produção e a geração de energia de fontes limpas até 2015.
As versões para a América Latina ainda não foram definidas – tampouco os preços. Segundo a Volkswagen , serão realizadas clínicas com clientes, jornalistas e engenheiros para definir o melhor pacote.
O ID.3 tem três versões na Europa, cada uma com baterias de capacidades diferentes. A versão de entrada tem bateria de 45 kWh, com autonomia de 330 quilômetros. Na sequência, está a bateria de 58 kWh, que pode rodar 420 km. A versão topo de linha conta com bateria de 77 kWh e autonomia de 550 km. O modelo é fabricado em duas fábricas na Alemanha, em Zwickau e Dresden.
Já o ID.4 tem bateria capaz de armazenar até 77 kWh de energia, proporcionando autonomia máxima de 520 km. O motor elétrico posicionado no eixo traseiro gera força equivalente a 204 cv de potência.
Sendo assim, o ID.4 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h. A fabricante também divulgou que o proprietário do ID.4 poderá recarregar até 320 km de autonomia em uma unidade rápida em até 30 minutos. No carregador convencional, o ID.4 pode retomar 85 km na autonomia em cerca de uma hora.
A chegada do ID.4 é mais provável
A Volkswagen não confirmou qual dos modelos chegará primeiro, ou se ambos serão vendidos no Brasil. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, a marca alemã considera o hatchback ID.3 muito baixo para o padrão das ruas brasileiras. Há a preocupação de que o parachoque do modelo raspe em valetas, lombadas e rampas. Neste caso, um crossover faria mais sentido.
As possibilidades pesam mais a favor do Volkswagen ID.4 , que poderá passar de R$ 500 mil, considerando o valor de outros veículos do segmento. A marca alemã tem uma parceria com Audi e Porsche para melhorar a infraestrutura para veículos elétricos nas principais capitais do Brasil.