VW Fusca: conheça mais versões inusitadas que o clássico já teve
Um Fusca pode ser único para muitos. Suas formas são clássicas e é impossível não os identificar. No entanto, há algumas empresas especializadas em transformação que preferem dar a sua cara para o pequeno besouro.
Veja a seguir cinco modelos bem curiosos feitos a partir da base do Fusca.
1 – Fusca Baja
Iniciada nos EUA , no Brasil coube a Menon Cross Center do Carlos Menon, piloto e grande incentivador das provas de auto-cross no Brasil na década de 70 ser a pioneira na transformação dos Fusca para andar na terra como uma resposta mais barata aos bem-sucedidos bugues dos anos 60.
2 -Fusca SW (UVA Shogan)
A inglesa Unique Vehicle & Accessory (UVA) adaptou nos anos 80 um kit composto de painel, janelas e lanternas personalizados para a conversão em perua. Vinha em três versões: Shogan (Standard), Shogan Baja (On/Off Road) e Shogan GTE (Sports State).
Você viu?
3 – Fusca Cabriolet
Inúmeras empresas nos quatro cantos do mundo fizeram a versão conversível do besouro. No Brasil, nos anos 80 a customização mais conhecida ficou por conta da Avallone que o confeccionava em fibra de vidro reforçada em chapas de aço estampadas.
4 – Fusca Rolls-Royce
Moda nos EUA e Europa nos anos 60, a transformação de Fuscas em Rolls Royce também teve versão brasileira através da paulistana Edmorba. A transformação consistia na inclusão do capô em fibra de vidro Fiberglass com frente em composição de plástico ABS.
5 -Fusca guincho
Até a versão “guincho” o VW já teve. Autoria da americana BGW Spectre , o Tow Truck Wrecker trazia todo o ferramental necessário para socorrer veículos nas estradas dos EUA como luzes de advertência, cabos de aço extra, estepe, guincho frontal, entre outros itens.