Search
Close this search box.

Posso levar cachorro a shows ou jogos de futebol? Veterinária explica

Compartilhe

Levar animais para eventos como shows musicais, ou partidas esportivas, pode ser prejudicial
Alamourus/iStock

Levar animais para eventos como shows musicais, ou partidas esportivas, pode ser prejudicial

Os animais de estimação são grandes companheiros e, em alguns casos, costumam acompanhar seus tutores por todos os lugares, então é comum vermos pela internet notas de animais que estão habituados a passear de carro e moto, por exemplo, e pessoas que levam os pets em viagens mais longas.

Não há nenhum problema nisso (respeitando o bem-estar e condições de saúde dos pets, é claro). Porém, algumas pessoas parecem não entender exatamente quais são os limites do pet e os riscos de se expor os animais a determinadas situações, como quem leva os bichinhos para eventos como apresentações artísticas, shows, festivais, estádios de futebol, entre outros.

Com a chegada de mais uma edição do Rock in Rio , um dos maiores festivais de música do planeta, vale ressaltar a importância e cuidados para se ter com animais de estimação nesse tipo de ambiente.

Na famosa Cidade do Rock, por exemplo, não é permitida a entrada de animais, com exceção de  cães de serviço, como é o caso dos cães-guia, que devem estar devidamente identificados, porém, em eventos menores e em espaços públicos, nem sempre se tem esse tipo de cuidado e cabe ao bom senso dos tutores zelar pelo bem-estar dos animais.

A médica veterinária Mayra Susenko explica ao Canal do Pet que é preciso lembrar sempre que a audição dos animais de estimação é muito mais potente e eles conseguem ouvir em frequências que, para ouvidos humanos, são imperceptíveis.

“Dito isso, muitos shows não  são consideráveis ‘pet friendly’ principalmente pelo volume/potência das músicas, instrumentos usados e efeitos que podem acontecer no meio do espetáculo que tem potencial para assustar e atordoar o animal”, diz.

Além dos efeitos causados pelas pirotecnias comuns nesses espetáculos, como jogos de luzes, fogos de artifício e fumaça, há também a euforia e movimentação constante de pessoas estranhas ao convívio do pet.

Cães-guia podem entrar em eventos como o Rock in Rio, desde que devidamente identificados
/Freepik

Cães-guia podem entrar em eventos como o Rock in Rio, desde que devidamente identificados

“Essa movimentação, junto com barulhos diferentes e incomuns, pode promover constante estado de alerta no animal e, como consequência, elevado nível de estresse, que faz mal tanto para os humanos quanto para os pets”, alerta Mayra.

Um animal muito estressado pode causar problemas, pois tendem a transparecer comportamentos agressivos contra pessoas ou outros animais, buscando por um esconderijo ou fuga do local, o que é extremamente perigoso – além de se perder, o pet pode sofrer inúmeros acidentes.

Mayra ressalta que nem tudo é proibido e existem cães que não se importam com o barulho e estão acostumados com uma a presença de muitas pessoas, mas que essa não é a realidade da maioria dos pets.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, o iG Pet Saúde conta com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o Canal do Pet  e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

Fonte: IG PET

Compartilhe!

PUBLICIDADE