Search
Close this search box.

Tutor de ‘Malcom detetive’ revela os segredos para gravar cenas do pet

Compartilhe

Gustavo recebeu Malcom como um presente de uma prima em 2017
Reprodução/Instagram

Gustavo recebeu Malcom como um presente de uma prima em 2017

Morador do município de Marabá, no Pará, Gustavo Ramos – também conhecido como Sr Ramos – é apaixonado por animais e estimação e, ao observar a convivência entre os pets, se tornou criador de conteúdo. Ele é roteirista e dublador dos vídeos em que o cãozinho detetive Malcom protagoniza divertidas histórias ao lado de seu fiel escudeiro e vive uma relação de amor e rivalidade os gatinhos gangsters.

Gustavo conta que as ideias divertidas que encantam o público surgem apenas observando o dia a dia dos pets e as situações soam naturais, como se os animais estivessem realmente vivendo aquelas histórias – como em um vídeo em que Malcom contrata agentes secretos para espionar os rivais felinos.

“A maior característica que busco entregar nessas histórias é a sensação de realidade. Eu gosto de pegar recortes da nossa rotina e fazer daquilo um curta-metragem”, conta o tutor de Malcom ao Canal do Pet.

Para isso, ele busca associar os diálogos aos gestos espontâneos dos pets, para transmitir a sensação de que eles estão realmente falando.

“Os vídeos são filmagens que faço a qualquer momento do dia, registrando algum comportamento deles e, depois, no editor do celular, seleciono as cenas que podem render algum contexto e começo a editar e a roteirizar no mesmo instante, vou montando as cenas até formar uma história. É assim que a magia acontece”, conta, ressaltando que os únicos vídeos que já são gravados com roteiro prévio são os de publicidade.

Cada pet tem uma personalidade única

Ozzy, Malcom e Luther
Reprodução/Instagram

Ozzy, Malcom e Luther

Além de Malcom, que é um cão detetive, as histórias se completam com o cãozinho Luther que atua como o estagiário (e ainda não fala) e ajuda a investigar os gatos Ozzy e Eddie II.

Para criar a personalidade transmitida pelos vídeos, Sr. Ramos se inspirou e características visíveis e na forma natural de agir de cada pet.

“A voz do Malcom, que é meio rouca e desgastada, foi uma tentativa de brincar com o fato dele ser comprido, e por isso ele fala como se estivesse carregando o peso da ‘carroceria’”, diz. “Meus amigos próximos percebem que, quando vou pegar algum peso, acabo fazendo a voz do Malcom involuntariamente [risos]”.

O tutor não interfere na reação dos pets, porém, quando precisa de alguma cena específica, usa alguns comandos básicos. “São sempre reações naturais e respeitando o limite deles. O que facilita alguns tipos de cena é saber alguns comandos como o ‘senta’, ‘fica’, ‘dá a pata’, mas são para situações bem específicas. O conteúdo em si não se limita a essas”, explica, ressaltando que tudo é criado apenas pelo que filma com o celular enquanto observa a convivência dos bichinhos.

Toda essa dedicação para extrair o máximo de realismo possível se reflete na reação do público, dentro e fora das redes sociais. “É engraçado porque as pessoas nos param e dizem que se encontrarem o Malcom na rua e ele não falar, vão ficar frustradas. Para mim isso soa como elogio, do tipo que eu buscava ouvir quando lá no início queria dar realismo às nossas histórias”, afirma.

Como tudo começou

Malcom em sua roupa de tubarão
Reprodução/Facebook

Malcom em sua roupa de tubarão

Gustavo começou a criar histórias em 2017, quando ganhou Malcom de presente de uma prima e, ao observar a interação entre o filhote e o gato que tinha na época, decidiu começar a filmar.

“Inicialmente, os vídeos não tinham dublagem, era só legenda ou narração ao estilo Animal Planet. Mas as pessoas elogiavam tanto minha voz, diziam que era de dublador ou locutor de rádio, que decidi experimentar a dublagem. Foi quando as histórias começaram a ganhar forma e criei a página deles”, lembra.

Atualmente, com dois cães e dois gatos convivendo, Gustavo conta que a relação entre eles é boa e que, fora os pequenos conflitos comuns da relação entre animais, nunca teve problemas.

“Aqui em casa desde cedo me preocupei em tornar o ambiente propício para todos, cada um tem seu espaço, suas coisas, isso facilita a convivência. Nunca tiveram nenhum conflito sério, eles realmente gostam de estar perto do outro, o cachorro é mais intenso que os gatos, mas até eles já se acostumaram”, conta.

Vencedor de prêmios

Com mais de 2 milhões de seguidores no TikTok, Malcom e Sr. Ramos já levaram alguns prêmios do segmento Pet, o que é um motivo de orgulho não apenas para ele.

“Vencemos o prêmio de Pet do Ano, na categoria Voto Popular pela terceira vez. O primeiro foi o iBest, ao final de 2021, depois vencemos também o TikTok Awards, no qual estive na cerimônia em São Paulo e, por último, o Meme Awards, que reuniu muita gente talentosa das redes sociais. Foi uma experiência incrível já que somos do Pará e nosso estado fica sempre orgulhoso de ter um representante nessas ocasiões”, conta ele.

O reconhecimento que o tutor e seus pets recebem do público nas redes não se reflete apenas em prêmios simbólicos, como também em experiências únicas. Recentemente, Gustavo e Malcom fizeram uma visita aos estúdios Globo, onde conheceram os bastidores de atrações como o “Fantástico” e “Jornal Nacional”.

“Nós já havíamos gravado nossa participação no podcast Bichos na Escuta,  do Fantástico. Gostaram tanto do rap que fizemos para o episódio que nos convidaram para conhecer os estúdios Globo. Chegando lá soubemos que muita gente ficou encantada com nosso trabalho, foi gratificante para mim”, diz.

Gustavo conta que visitou os estúdios enquanto era guiado por uma das diretoras, quando tiveram a oportunidade de conhecer ninguém menos que William Bonner. “Ele estava bem à vontade em mais um dia de trabalho. Eu não esperava, mas foi surreal. Melhor ainda foi saber que ele já teve ‘salsichinhas’. A Renata [Vasconcellos] também é maravilhosa, amei conhece-los”.

A relação com o público e a cobrança por conteúdo

Para Gustavo, a relação com o público é a melhor possível. “Nosso público é maravilhoso”, ele diz. “Nem nos meus melhores sonhos eu imaginava ter seguidores assim”.

“Creio que porque nossos vídeos são leves, trazem um humor leve, verdadeiro. Eles nos retribuem com engajamento e prêmios, como nas votações populares. Minha relação com eles é bem saudável na maior parte do tempo”, diz.

Além das redes dedicadas aos pets, ele também tem uma conta pessoa física, na qual compartilha os bastidores das gravações com Malcom, Luther, Ozzy e Eddie. “Mostro também um pouco mais da minha vida individual… quando existe [risos]”, brinca.

Apesar da boa convivência que tem com o público, Gustavo já teve seus maus momentos. Para manter as redes sempre com conteúdo novo, ele se cobrava por sentir que deveria postar conteúdos diários.

“Aquilo me deixava imensamente estressado e frustrado, porque eu não conseguia”, desabafa, ressaltando a boa relação com os seguidores.

“Conforme fui desabafando para o público, rapidamente fui compreendido. Não é um trabalho simples de fazer, requer muita criatividade. Ganhar os prêmios que levamos me deu confiança para entender que dá para eu me destacar no meu ritmo, o meu público gosta de qualidade, e não quantidade. Então isso me tranquiliza mais atualmente. Há períodos em que posto muito e que posto pouco”, completa.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o Canal do Pet  e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

Fonte: IG PET

Compartilhe!

PUBLICIDADE