Com frequência recebo mensagens de algumas pessoas que encontram animais silvestres como gambás, periquitos, passarinhos machucados ou filhotes vulneráveis e ficam sem saber o que fazer. Algumas delas, a partir do momento que encontram o animal em determinada condição, acabam se sentindo responsáveis por ele e dessa forma agem com o coração e muitas vezes desconhecem que existe uma opção para esse animalzinho, sem que precise infringir leis.
Entre as mensagens que recebo, boa parte delas vêm com um texto do tipo “doutora, encontrei essa jandaia aqui no quintal, deve ter caído de algum lugar, está machucada e peguei para cuidar, gostaria de marcar uma consulta”.
As pessoas que não conhecem as leis ambientais acreditam que esse ato de pegar um animal machucado para criar não tem nenhum problema. Na verdade, isso pode se enquadrar em crime ambiental, visto que animais silvestres não podem ser criados de forma ilegal (oriundos do tráfico, coletadosda natureza etc), apenas quando oriundos de criadouros legalizados, podem ser criados como pet.
Sendo assim, o que precisa ser feito?
Primeiramente deve-se ter consciência de não tentar capturar o animal, principalmente se for uma espécie venenosa e que esteja exibindo agressividade (comportamento defensivo). Deve-se ligar para polícia ambiental, Centro de Controle de Zoonoses, Corpo de Bombeiros ou Secretaria Municipal de Saúde da sua região, pois estes órgãos irão proceder da melhor forma ou encaminhando para o órgão que vai fazer a captura adequada.
Após este processo e a avaliação dos animais pela instituição competente, será decidido o que fazer com o animal, se será solto em local apropriado ou terá cuidados médicos por uma equipe capacitada.
Jamais retire os animais na natureza ou façam captura inadequada, pois isso se enquadra como crime ambiental. Sempre que encontrar um animal silvestre ferido, que esteja em locais fora de seu habitat com risco de acidentes ou invasão em residência, ligue para os órgãos competentes para que o resgate seja feito.
Vale lembrar que o crime ambiental tem uma pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa. O comércio ilegal de animais é o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça todas as vantagens de se ter um plano de saúde pensado para deixar o seu pet feliz!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram !
Fonte: IG PET