Se você acha que seu gato o está ignorando, é provável que seja verdade, isso porque os cientistas provaram que os animais sabem quando seu dono está falando com eles.
Entretanto, embora os cientistas tenham finalmente respondido à pergunta se seu gato sabe ou não quando você está chamando-o, eles não explicaram o mistério duradouro do “cinismo felino”, pois os gatos podem simplesmente optar por ignorar o próprio dono.
O estudo utilizou 16 gatos de propriedade de estudantes veterinários na França, viu gravações e tocou sons por meio de um alto-falante em cada casa para ver a reação dos animais a diferentes vozes.
Foram utilizados quatro tipos de sons na pesquisa: do dono falando com o gato e dizendo seu nome, o dono falando com outro humano, um estranho falando com o gato e um estranho falando com outra pessoa adulta.
As câmeras de vídeo permitiram aos cientistas da Université Paris Nanterre ver como o comportamento dos gatos mudou depois que cada faixa de áudio foi tocada, e os cientistas procuraram vários sinais indicadores de que a atenção do animal havia sido atingida, tais como mudanças no movimento da cabeça e do ouvido, piscar, tremores na cauda, andar e ronronar.
A análise revelou que os gatos não respondiam a estranhos ou quando seu dono falava em sua voz normal com outras pessoas.
Mas o comportamento dos gatos aumentou acentuadamente quando seu dono chamou seu nome, com suas orelhas tremulando e girando em direção à origem da chamada, o animal se movendo mais e os olhos do felino se dilatando. Ademais, os felinos ainda se preocuparam com o tom que o humano usava, o que também pôde influenciar em atingir ou não a atenção do animal.
“Nossos resultados sugerem que os gatos podem diferenciar a fala especificamente dirigida a eles da fala dirigida a humanos adultos”, os pesquisadores escrevem em seu estudo, publicado na revista Animal Cognition.
“Curiosamente, este padrão de diferenciação só foi encontrado quando as falas foram proferidas pelos donos dos gatos.
“Os gatos — que não há muito tempo eram considerados como criaturas independentes e ingratas — são de fato muito bem capazes de criar e fomentar laços de apego com os humanos, como descoberto por pesquisas recentes”.
“O fato de que os gatos mostram uma reação maior quando seus humanos se dirigem especificamente a eles traz uma nova dimensão às considerações anteriores sobre esta relação recíproca”.
Além disso, pesquisas anteriores descobriram que os felinos domesticados de fato conhecem o nome de seus donos.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Kyoto no Japão descobriu que os gatos sabem os nomes de outros gatos e também os de seus donos.
Mas, embora os especialistas estejam confiantes de que os gatos têm um dom para os nomes, eles ainda não sabem como aprendê-los.
*Com informações de The Telegraph.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!
Fonte: IG PET