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Empresas apostam na tecnologia para se destacarem no setor pet

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Alimentador inteligente da Dogis faz monitoramento do padrão de alimentação do pet
Divulgação/Dogis

Alimentador inteligente da Dogis faz monitoramento do padrão de alimentação do pet

O mercado de produtos pet cresce de forma progressiva no Brasil, o que é acompanhado de investimento em tecnologia e alta performance de produtos voltados para as necessidades dos animais de estimação.

Segundo o Euromonitor International, empresa que pesquisa mercados globais, o Brasil figurou como o sétimo no faturamento de vendas pet no mercado mundial em 2020, três posições abaixo do ranking de 2019, quando o país esteve em quarto lugar.

Isso se deve porque o levantamento leva em consideração o volume de vendas em dólares e a posição brasileira foi afetada principalmente pela desvalorização do real no ano passado, que foi de cerca de  30% em relação ao dólar norte-americano.

Contudo, o faturamento do setor pet nacional cresceu 17,8% em 2020, maior taxa entre os dez principais países do ranking. Esse crescimento se sustentou em 2021, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB). O faturamento do mercado pet brasileiro fechou o ano passado na sexta posição no ranking mundial, uma acima do levantamento feito em 2020.

Nos últimos dois anos, o faturamento do mercado pet brasileiro disparou 42,5%: entre 2019 e 2020, cresceu de R$ 35,3 bilhões para R$ 40,9 bilhões (15,5%); e de 2020 para 2021 chegou aos R$ 51,7 bilhões (27%).

Uma das empresas que faz parte dessa bonança, e que se destaca no mercado ao fornecer produtos tecnológicos é a Weasy, conduzida pelo casal, a publicitária Lara Lorga, 34, e o engenheiro mecânico Fábio de Carvalho, 35. O carro-chefe da marca é o sanitário inteligente que escoa o xixi que o pet faz nele.

O protótipo foi criado em 2015, para facilitar a limpeza das necessidades das duas goldens retrievers do casal, Pepa e Lili. Hoje, a marca já conta com três tipos diferentes do equipamento: para cães, gatos e roedores.

“Os modelos têm funcionamento parecido, com poucas adaptações para cada animal. No do cão, por exemplo, o animal faz xixi sobre o tapete , que possui uma bandeja que coleta a urina a partir de uma mangueira que leva o material para o ralo. Existe também a possibilidade de usar o acessório Bag, que também coleta o xixi”, explica Fábio de Carvalho, que em seguida detalha os modelos para gatos e roedores.

“Já no do gato, o animal faz o xixi sobre pedras de argila laváveis. A bandeja coleta o xixi e leva o material para o ralo ou para a Bag. O do roedor é similar ao do cachorro, com a diferença que as paredes são mais altas”, explica o Fábio de Carvalho.

Além de facilitar o escoamento do xixi, a bandeja também tem praticidade na hora de sua limpeza.

“Para lavar, existem dois métodos: jogar um copo com água ou utilizar o acessório de entrada de água”, explica o sócio. Lara Lorga complementa: “Não existe outro produto no mercado que o dono não precise de uma limpeza ostensiva e diária para diminuir o odor”.

Além do produto tecnológico, a empresa também tem no seu portfólio itens sustentáveis, como sacos biodegradáveis para coleta de fezes. O sócio Fábio de Carvalho explica que a vontade de adotar materiais mais ecológicos está no DNA da empresa.

“É um dos pilares da companhia, o de levar bem estar, praticidade e higiene sem impactar o planeta de forma negativa. Esses produtos específicos levaram seis meses para ficarem prontos e foram desenvolvidos com parceiros que já tinham experiência na área”, conta.

Expansão internacional

Lara Lorga, Fábio de Carvalho com as pets Pepa, Lili e os sanitários inteligentes da Weasy
Divulgação/Weasy

Lara Lorga, Fábio de Carvalho com as pets Pepa, Lili e os sanitários inteligentes da Weasy

Os dados do Instituto Pet Brasil (IPB) revelam que os Estados Unidos dominam o mercado mundial com praticamente metade do faturamento: 44,8%. A China vem em segundo, seguida por Alemanha, Reino Unido e Japão. 

Pensando neste mercado vantajoso, a Weasy já começou a expandir a marca em solo norte-americano, com expectativa de faturar R$ 15 milhões em 2022.

“Os EUA são o maior mercado pet do mundo, com 40% do market share mundial, e vimos que lá não existe uma solução que resolva tão bem a questão do xixi dentro de casa quanto o nosso banheiro”, conta Lara, que também revela que o produto já foi patenteado no país.

Desde o início da empresa, o casal sempre esteve atento ao comportamento dos consumidores dos EUA e, em 2019, realizaram uma viagem à Flórida e a Nova York a fim de conhecer melhor os hábitos de consumo no país.

Durante a pandemia, os empresários estruturaram a operação e legalizaram a atividade da empresa no país. Hoje, a Weasy conta com um parceiro nos EUA que recebe os produtos, armazena e envia ao cliente final via transportadoras. As vendas são 100% on-line e as entregas são feitas em todos os estados do país.

“Fechamos parceria com alguns influenciadores para a divulgação do produto. Pretendemos vender mil unidades por lá até o final do ano, faturando cerca de US$ 200 mil só nos EUA”, conta Lara.

Portas inteligentes para pets

Outra empresa que também aposta em produtos no setor pet com recursos tecnológicos é a MSD Saúde Animal. A companhia tem no seu portfólio portas automáticas inteligentes que fazem registro dos hábitos dos animais, além de restringirem a entrada de outros bichos na casa.

Porta inteligente SureFlap instalada
MSD Animal/Divulgação

Porta inteligente SureFlap instalada

“As portas automáticas reconhecem os animais por meio de um microchip ou dispositivo – a tag – que deve ser instalada na coleira do animal. Nós temos dois tipos de porta: a SureFlap Connect e a SureFlap. A primeira necessita do hub, um concentrador de informações que faz a conexão com o produto e, por meio do microchip de identificação, dá acesso ao aplicativo que fornece informações da atividade e rotina do animal”, explica a gerente de soluções estratégicas e serviços pet parents da empresa, Andressa Reis.

A porta-voz explica que, por meio do hub, é possível “controlar a entrada e saída pela plataforma no celular e ativar notificações de quando os pets saem”. Ainda é possível programar toque de recolher em horários pré-estabelecidos.

Quanto ao outro modelo de porta, a SureFlap, ela funciona “apenas como porta automática que identifica o animal que, assim como a Connect, também evita que outros animais desconhecidos entrem no local. Ela também permite o bloqueio e desbloqueio manual”. Ambos os produtos são destinados para cães e gatos de pequeno porte.

Monitoramento de comportamento pet

Outro produto tecnológico que a empresa produz é o Animo, um dispositivo que faz o acompanhamento do comportamento do pet e que ajuda no diagnóstico de melhorias que podem ser implementadas no cotidiano do animal. A gerente Andressa Reis traz detalhes do funcionamento do produto.

“O Animo é um dispositivo para cães que monitora as atividades do animal 24 horas por dia. O produto deve ser preso na coleira do pet. Com ele, é possível rastrear a queima calórica, a qualidade de sono, aumento de latidos, coceiras ou chacoalhamento, por exemplo”, explica Andressa que completa informando que também é possível estabelecer metas diárias e receber notificações sobre alterações nos dados. 

“O aparelho é à prova d’água e deve ser vinculado ao aplicativo no celular. Uma vez conectado a um dispositivo mobile, o Animo pode ser acessado por qualquer pessoa que esteja no mesmo local que o animal. Não há necessidade de carregamento do produto, já que o dispositivo funciona com bateria”, afirma a porta-voz.

Um dos benefícios é que as informações podem ser compartilhadas com o médico veterinário do pet, o que pode ajudar em diagnósticos mais precisos em caso de doenças. Outro produto da empresa que também pode ter os dados fornecidos ao veterinário é o alimentador inteligente que a empresa produz.

“O produto armazena dados dos animais de estimação para auxiliar no monitoramento de peso ou para casas com animais de diferentes necessidades nutricionais, possibilitando aos tutores medirem precisamente cada porção de alimento. Além disso, é possível monitorar pelo aplicativo o quanto e quando o pet se alimenta”, finaliza a gerente.

Gato utilizando o alimentador da empresa Dogis.
Divulgação/Dogis

Gato utilizando o alimentador da empresa Dogis.

Mais uma empresa que investe em dispositivos inteligentes relacionados a alimentação dos pets  é a Dogis, que possui uma linha de alimentadores automáticos, além de uma garrafa portátil pet. O gerente da companhia, Adriano Neves, afirma que os produtos são uma exclusividade no Brasil. Ele explica a diferença entre o alimentador e o comedouro disponíveis no catálogo.

“Basicamente um comedouro seria um local ou recipiente que é destinado para alimentação. Alimentador adiciona na função do comedouro a automação e a programação, com funções e interatividade”, diz Neves, que conta ainda que os alimentadores podem ser conectados ao Wi-Fi da casa e integrados com outros dispositivos eletrônicos.

“A partir dessa conexão é possível acessar a câmera em HD de alta resolução, além de escutar e falar com o pet, pois o produto conta com microfone e alto falantes integrados. Também é possível programar os horários e quantidade das refeições durante o dia, tudo isso controlado remotamente por um aplicativo de celular”, detalha.

O gerente conclui revelando que muitos tutores optam pelo alimentador inteligente em casos de dieta restrita em pets que precisam de uma alimentação específica.

“O produto tem sido bastante procurado para fins de dieta balanceada e restritiva para pets com essa necessidade de balanceamento nas refeições. O alimentador auxilia muito nesse sentido de modo que libera a porção exata que o tutor determinar”, finaliza.

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Fonte: IG PET

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